30.6.09

Serra da Lousã









Um fim de semana destes fomos até á Serra da Lousã, sempre quis vizitar as aldeias serranas ...tão próximo de casa, que é imperdoável nunca o ter feito antes.
Espero que a estrada de terra batida não continue a ser substituida pela de alcatrão, faz parte da viagem percorrer a serra no meio do pó e rodeados por uma flora espectacular, podemos ver muitas cerejeiras, castanheiros, sobreiros, pinheiros, etc. Fomos a algumas aldeias de xisto: Casal Novo, Candal, Cerdeira, Talasnal, Vaqueirinhos e Catarredor. Algumas delas têm vindo a ser recuperadas, estas praticamente não possuem habitantes permanentes, ao contrário das outras onde existem grupos de pessoas de várias nacionalidades, algumas delas fixaram-se ali á alguns anos enquanto que outras permanecem ali por curtos períodos de tempo. Infelizmente não tinha a máquina fotográfica comigo quando fomos a Cerdeira, foi uma das aldeias que mais gostei. Para quem quer passar mais do que um dia aconselho a abastecer-se na Lousã, no Talasnal existe um restaurante fantástico, o "Ti Lena" mas que abre apenas ao fim de semana ( o melhor será também fazer marcação ), uma lojinha de doces regionais "Talasnico", um bar com esplanada com uma vista fantástica "Curral" onde se pode fazer refeições ( apenas por marcação ) e ainda um outro café. Em várias aldeias há casas e quartos para alugar, a preços bem acessíveis.
Fizemos um percurso pedestre que liga o Talasnal á praia fluvial, mas existem vários na serra.
Para quem gosta de conviver de perto com a natureza, aconselho vivamente.

2 comentários:

Eunícia Fernandes disse...

Parece-me um passeio maravilhoso! Quando estive em Portugal conheci apenas Lisboa (era trabalho...), mas pela família sei que existem lugares imperdíveis!

maman xuxudidi disse...

Bem hajas pela tua passagem, a Serra da Lousã, a Serra do Açor são lindas serras. Muitas das vezes fustigadas pelo fogo, mas são lugares únicos:)